Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
+5
AlexSantos
kidhornet
Paulao
João KR
Off-Road Rider
9 participantes
Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Viva Pessoal,
Ao ler uns tópicos aqui de alguns amigos nossos, resolvi criar este tópico para saber a vossas opinião: devemos usar, ou não o ABS em fora de estrada. Vantagens, desvantagens, digam-nos o que a vossa experiência vos ensinou.
Abraços,
Ao ler uns tópicos aqui de alguns amigos nossos, resolvi criar este tópico para saber a vossas opinião: devemos usar, ou não o ABS em fora de estrada. Vantagens, desvantagens, digam-nos o que a vossa experiência vos ensinou.
Abraços,
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Já disse o que tinha a dizer acerca deste assunto.
Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador AQUI.
Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador AQUI.
João KR- Iniciado
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/06/2010
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
João KR escreveu:Já disse o que tinha a dizer acerca deste assunto.
Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador
João,
Aqui todos são tratados da mesma forma independentemente da zona do País, moto ou seja lá qual forem os critérios que inventam por vezes noutros fóruns. Também não existem moderadores, todo o trabalho é feito por mim apenas, aprendi na vida que se quero algo bem feito, tenho de ser eu a fazê-lo.
De facto nem me lembrei de responder na sua apresentação, não foi por mal, simplesmente passou-me ao lado, mas vai ser dada a resposta como dou em todos os novos membros.
Cumprimentos,
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
OFF TOPIC
João,
Tem calma que aqui não há diferenças, o nosso "CHEFE" é que tem andado com muito trabalho e por certo que lhe passou as tradicionais boas-vindas.
Aí da região de Lisboa há já alguns membros.
João KR escreveu:Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador AQUI.
João,
Tem calma que aqui não há diferenças, o nosso "CHEFE" é que tem andado com muito trabalho e por certo que lhe passou as tradicionais boas-vindas.
Aí da região de Lisboa há já alguns membros.
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Vou dar a minha opinião
ABS - sistema anti-bloqueio
Ora, este sistema evita que a roda fique bloqueada porque "agarra" ao alcatrão (não sei se é assim que se deve de dizer) e o que acontece é que quando se anda fora de estrada apanha-se todo o tipo de terreno que têm tudo menos aderência... e o facto de a roda bloquear nestes pisos ajuda a mota a parar... ora se o ABS evita o bloqueio da roda, significa que o poder de travagem diminiu...
Quem anda em percursos mais técnicos é capaz de não notar tanto a presença do ABS (ou não ) do que quem anda em trilhos mais rápidos...
Eu não sou fâ do ABS... se a minha próxima mota tiver, desligo-o permanentemente.
Opinião pessoal
ABS - sistema anti-bloqueio
Ora, este sistema evita que a roda fique bloqueada porque "agarra" ao alcatrão (não sei se é assim que se deve de dizer) e o que acontece é que quando se anda fora de estrada apanha-se todo o tipo de terreno que têm tudo menos aderência... e o facto de a roda bloquear nestes pisos ajuda a mota a parar... ora se o ABS evita o bloqueio da roda, significa que o poder de travagem diminiu...
Quem anda em percursos mais técnicos é capaz de não notar tanto a presença do ABS (ou não ) do que quem anda em trilhos mais rápidos...
Eu não sou fâ do ABS... se a minha próxima mota tiver, desligo-o permanentemente.
Opinião pessoal
kidhornet- Sénior
- Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.
A distância de travagem: em piso seco e com bom alcatrão, a distância de travagem com ABS tende a aumentar, porque não se consegue fazer aquele efeito de "colocar o pneu quadrado"... mas as vantagens em mau piso, piso molhado ou com pouco aderência são muito maiores que essa pequena desvantagem.
Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????
O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.
A distância de travagem: em piso seco e com bom alcatrão, a distância de travagem com ABS tende a aumentar, porque não se consegue fazer aquele efeito de "colocar o pneu quadrado"... mas as vantagens em mau piso, piso molhado ou com pouco aderência são muito maiores que essa pequena desvantagem.
Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????
AlexSantos- Iniciado
- Localização : Maia
Mensagens : 44
Data de inscrição : 08/04/2010
Idade : 52
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
[quote="AlexSantos"]O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
quote]
Agora disseste tudo!
Muito bem explicado
É uma operação que requer muita prática e experiência para o utilizador comum...
Existe cursos de condução que te podem ajudar neste aspecto...
quote]
Agora disseste tudo!
AlexSantos escreveu:O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.
Muito bem explicado
AlexSantos escreveu:
Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????
É uma operação que requer muita prática e experiência para o utilizador comum...
Existe cursos de condução que te podem ajudar neste aspecto...
kidhornet- Sénior
- Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
AlexSantos escreveu:O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.
A distância de travagem: em piso seco e com bom alcatrão, a distância de travagem com ABS tende a aumentar, porque não se consegue fazer aquele efeito de "colocar o pneu quadrado"... mas as vantagens em mau piso, piso molhado ou com pouco aderência são muito maiores que essa pequena desvantagem.
Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????
Nem mais!!
Por estes motivos eu sou um fã incondicional do ABS em condições normais de utilização, no entanto já verifiquei que em situação minimamente controlada e em pisos de fraca aderencia consegue-se efectuar distancias de travagem inferiores sem ABS!!!... e por um motivo simples... consegue-se fazer até 20cm (há quem faça mais, mas eu não arrisquei ) com a roda da frente bloqueada a travar e sem cair!!... o que acrescido à roda traseira bloqueada diminui o espaço de travagem nos referidos pisos de fraca aderencia.
Assim a minha conclusão é simples, (refiro que é a minha conclusão) é ABS sem dúvida, mas.... para certas "brincadeiras" sem ABS é muito melhor!! e para todos os casos quem manda nas "motrizadas" somos nós!
Abraços
Nuno Oliveira- Júnior
- Localização : Maia
Mensagens : 166
Data de inscrição : 31/01/2010
Idade : 50
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Nem vale a pena discutir muito este assunto, pois a resposta é bastante óbvia...
Na estrada, ABS ON.
Fora da estrada, ABS OFF. Sempre e não é difícil compreender. Fora de estrada, a aderencia é sempre má. MEsmo num estradão de terra, a aderência é fraca. Muitas vezes para travarmos a moto para abrandar ou parar, é preciso que a roda de trás, derrape 1 ou 2cm.. às vezes nem damos por ela, mas é preciso que a roda se firme no chão. Como ABS ligado, esta ligação perde-se e trona-se impossível de fazer a moto parar e muitas vezes até abrandar....
Para verem como tenho razão, vejam o seguinte vídeo, e imaginem a força que o homem vai a fazer na manete e no pedal a tentar travar...
Uma sorte não se ter matado...
Zorza
Na estrada, ABS ON.
Fora da estrada, ABS OFF. Sempre e não é difícil compreender. Fora de estrada, a aderencia é sempre má. MEsmo num estradão de terra, a aderência é fraca. Muitas vezes para travarmos a moto para abrandar ou parar, é preciso que a roda de trás, derrape 1 ou 2cm.. às vezes nem damos por ela, mas é preciso que a roda se firme no chão. Como ABS ligado, esta ligação perde-se e trona-se impossível de fazer a moto parar e muitas vezes até abrandar....
Para verem como tenho razão, vejam o seguinte vídeo, e imaginem a força que o homem vai a fazer na manete e no pedal a tentar travar...
Uma sorte não se ter matado...
Zorza
zorza- Iniciado
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 29/05/2009
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Boas
Cá vai a minha opinião eu acho que o ABS não faz falta nas motas Trail.
Em offroad o ABS só complica prova disso se fosse muito bom os profissionais usavam também.
Neste momento tenho mais colegas que caíram de mota por ter ABS dos que não tem.
Cá vai a minha opinião eu acho que o ABS não faz falta nas motas Trail.
Em offroad o ABS só complica prova disso se fosse muito bom os profissionais usavam também.
Neste momento tenho mais colegas que caíram de mota por ter ABS dos que não tem.
cou- Iniciado
- Localização : Barcelos
Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 51
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
Eu só experimentei com ABS on, em terra, na nova Transalp e disse maravilhas daquilo! Podia apertar os travões exageradamente, diria mesmo feito louco em terra, com gravilha à mistura, que a mota parava e parava bem, e no último metro as rodas bloqueavam!
Penso que seria um ABS "afinado" para este tipo de utilização, mas que realmente bloqueava no fim lá isso era, fazendo aquela "rampa" de terra em frente aos pneus tão necessária para parar em terra.
Agora.. já tive sustos no carro, por exemplo em alcatrão completamente vidrado já passei um cruzamento onde tinha stop sem conseguir parar com o ABS sempre a disparar... se fosse S / ABS tinha guinchado mas tinha parado... por acaso tive sorte.
Penso que seria um ABS "afinado" para este tipo de utilização, mas que realmente bloqueava no fim lá isso era, fazendo aquela "rampa" de terra em frente aos pneus tão necessária para parar em terra.
Agora.. já tive sustos no carro, por exemplo em alcatrão completamente vidrado já passei um cruzamento onde tinha stop sem conseguir parar com o ABS sempre a disparar... se fosse S / ABS tinha guinchado mas tinha parado... por acaso tive sorte.
PDC- Júnior
- Mensagens : 232
Data de inscrição : 08/07/2009
Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?
... não deveriam ter a experiencia de condução dos outros!!!cou escreveu:...
Neste momento tenho mais colegas que caíram de mota por ter ABS dos que não tem.
Nuno Oliveira- Júnior
- Localização : Maia
Mensagens : 166
Data de inscrição : 31/01/2010
Idade : 50
Tópicos semelhantes
» El Vaipe, la estrada fora...
» Que equipamento de protecção usa quando conduz moto fora de estrada ?
» Na estrada para La Guardia
» Pela estrada da Beira... Mar
» Ter duas trails, uma para o monte e outra para estrada... eis a questão levantada...
» Que equipamento de protecção usa quando conduz moto fora de estrada ?
» Na estrada para La Guardia
» Pela estrada da Beira... Mar
» Ter duas trails, uma para o monte e outra para estrada... eis a questão levantada...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos