Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Picos da Europa

4 participantes

Ir para baixo

Picos da Europa Empty Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Qui Jan 28, 2010 11:27 am

Boas,

Preciso de ajuda a planear uma viagem até aos Picos da Europa, tais como:
Trajecto, onde dormir, onde comer, o que visitar e por ai fora...

O trajecto que pensei em fazer foi:
Lisboa-Viseu
Viseu-Salamanca
Salamanca-Picos
Picos-Gerês
Gerês-Lisboa

Quantos dias é que mais ou menos se podem gastar nisto tudo? 8 a 9 dias serão suficientes?

Obrigado Laughing
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  obelix_xxi Qui Jan 28, 2010 6:13 pm

Tou um bocado curto de tempo mas olha para estas dicas do Zé Paulo:

Ideias para passeios a Nordeste de Bragança

--------------------------------------------------------------------------------

Viver em Bragança tem a particularidade de tornar naturais e fáceis pequenas escapadinhas a cantinhos dos nuestros hermanos que ficam, para outros portugueses, relativamente longe. Depois de alguns anos por aqui, decidi compilar uma série de ideias para pequenos passeios na região a Nordeste de Bragança. Aqui ficam alguns dos cantos mais bonitos, remotos, desconhecidos e na maior parte, distantes dos grandes fluxos de turistas que existem em Espanha. Já os explorei a todos e posso, a pedido, dar mais detalhes e mostrar fotos e vídeos destes locais. O Google é também uma boa "arma" para saber mais sobre estes locais. Por razões que se prendem com os meus interesses, concentro-me nas regiões mais isoladas, talvez menos conhecidas, reservas ou parques naturais, locais com interesse natural, paisagístico e/ou etnográfico. Se alguma vez vierem até Trás-os-Montes, poderão considerar algumas destas zonas para passeios. São das menos populadas, menos desenvolvidas, mais montanhosas e mais belas de Espanha. Não pormenorizo propositadamente os destinos mais conhecidos.

Segue-se um pequeno mapa resumo... Para não abardinar a formação das páginas do fórum, mostro-o aqui em menor resolução, mas abaixo indico um link para outro mapa igual em maior resolução onde se consegue ler melhor a informação e que poderão descarregar.




LINK PARA UM MAPA DE MAIOR RESOLUÇÃO: https://2img.net/r/ihimizer/img13/136...ebraganca1.jpg

Orientação: em baixo, à esquerda, Bragança e a zona verde do Parque Natural de Montesinho. No topo direito, Santander. O tracejado marca a divisão entre regiões autónomas espanholas. Fora do mapa, à sua esquerda, fica a região da Galiza que merece um post à parte. O mapa abrange regiões das Asturias, Castela e Leão, Cantabria.

1) Cidades (não marcadas no mapa): Zamora e Salamanca, Léon. Na costa asturiana, Gijón, cidade muito moderna. Santander na costa Cantábrica.

2) Picos da Europa - assim chamados porque, para os navios de vinham da América para a Europa, se tratavam das primeiras elevações visíveis do mar e os primeiros sinais que anunciavam a chegada à Europa. Dispensam apresentações e é um dos destinos favoritos de muitos motociclistas portugueses, actualmente muito na moda. Local muito turístico, em certas épocas cheio de pessoas. Há muito para ver. Muito escarpados, com muito calcário, albergam das grutas com maior profundidade conhecidas no nosso planeta. Paraíso dos espeleólogos, boas estradas, lagos em altitude, vilas charmosas.

3) Fuentes Carrionas - é uma reserva natural a Sudeste dos Picos, muito bonita e relativamente desconhecida, pois está "ofuscada" pela majestosidade Picos da Europa, muito próximos. De lá se têm vistas magníficas para a face Sul dos Picos, num dia de boa visibilidade. Barragens que proporcionam belas e bucólicas paisagens, vales, vida rural. Vale a pena o desvio quando se vai para Santander ou para o País Basco, como alternativa à passagem pelos Picos.

4) Costa asturiana e cantábrica - Vale a pena percorrer os recortes desta costa, entre Ribadeo e Santander, que tem recantos muito bonitos, praias/baías (a Praia do Silencio!), vilas de pescadores, as famosas Grutas de Altamira, a 30 kms a Oeste de Santander, onde se podem ver das pinturas pré-histórias mais famosas do mundo. Boa gastronomia, especialmente peixe, claro, um pouco mais cara que no interior. Alguns locais são turísticos e cheio de gente no Verão, mas nunca chega a ser sufocante como nas praias do Sul de Espanha. Algumas vilas/cidades de que gostei: Ribadeo, Cudillero, Ribadesella, San VIcente de la Barquera.

5) Parque Natural de Somiedo - Um dos segredos mais bem guardados da região. Gosto mais de lá ir do que aos Picos. MUITO sossegada, nunca há gente a mais. Bons campings e alternativas de alojamento (bungalows, residenciais, turismo rural). Maior reserva de ursos castanhos da Península Ibérica. Região muito esparsamente populada, lagos em altitude como nos Picos (proporcionam magníficos passeios), vida rural (brañas), paisagens muito abertas num sector e muito escarpadas noutro (onde estão a maior parte das comunidades de ursos). Um excelente Centro de Interpretação em Pola de Somiedo, como tudo sobre os Ursos que por ali "moram". Adoro!

6) Los Ancares (Reserva Natural) -Um região de reserva natural, escarpada, praticamente desconhecida, mesmo em Espanha, muito encravada e com um enorme interesse etnográfico. Vida rural, quase não tem infra-estruturas turísticas. Come-se muito bem e muito barato. As palhozas de Piornedo, onde aconselho o (quase único) Hotel para ficar e comer. Praticamente sem turismo. De Inverno é lindíssimo, isolado. Os Ancares estão na confluência de três regiões autónomas espanholas: a Galiza, as Asturias e Castela-Leão. Na prática há dois nomes: os Ancares Galegos e os Ancares Leoneses. As aldeias têm um enorme charme, sentimo-nos os únicos forasteiros.

7) Parque Natural de Sanabria - O meu playground de fim de semana. O maior Lago Glaciar da Península Ibérica. A medieval Puebla de Sanabria. Os passeios a pé durante todo o ano (mesmo até Peña Trevinca, o topo, a quase 2200 metros de altitude). Mais alto e MUITO mais isolado do que a Serra da Estrela. Há muito mais do que os passeios à volta do Lago. Boas estradas na face norte, paisagens de neve durante boa parte do ano, acomodamento barato e boa e simples gastronomia. Como está longe de grandes centros populacionais está vazia durante a maior parte do ano. O Lago só se enche de gente durante um mês e meio no Verão. Fora do Verão e com a máxima descrição é possível ir de moto para as regiões altitudes elevadas, fora de estrada e ver paisagens espectaculares. Carnes de excelente qualidade! Pulpo a la galega (com azeite, alho e colorau).

8 ) Lagunas de Villafáfila - Um pouco no meio do nada, antigas salinas hoje desactivadas, é um importante ponto de paragem de aves migratórias na Europa. Tem um Centro de Interpretação com um auditório onde podemos saber tudo sobre o passado do local, etc e um posto de observação. Vale a pena o pequeno desvio.

Bons passeios!

obelix_xxi
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Qui Jan 28, 2010 9:39 pm

Excelentes dicas!!!
Muito obrigado!
Já agora, qual a melhor altura para ir?
Tou a pensar em ir na 1ª semana de julho...
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  obelix_xxi Sex Jan 29, 2010 8:57 am

A partir de Maio já vais à vontade... Atenção que eu nã sou adepto de campismo e como tal não sei se as noites no campo se passam bem. Agora de dia, e se tiveres sorte com o tempo tás à vontade.

Das 2 vezes que fui, foi no fim de semana do 1 de Maio e "deu sorte", né? Smile Ora assim sendo, na altura que tu dizes deves estar à vontade...

Nos Picos em si, não deves faltar à subida no teleférico em Fuente Dé, ir aos Lagos junto a Covadonga (com direito a visita também), bem como fazer as gargantas que circundam o parque. Uma subida a Sotres vale sempre a pena.

Uma caminhada pelas gargantas de Cares é algo que nessa altura, e com tempo, não deves perder também.

Nesta altura, e se fores acompanhado, arriscava em fazer os percursos que habitualmente são feitos pelos jeeps que organizam as caminhadas. Por exemplo, junto a Fuente Dé, há um desses que vai até Sotres. Eu só não o faria sozinho pois, se por acaso um gaijo cai ou uma coisa dessas, pode ser sempre chato....

Eu sinceramente adoro aquela zona e com as dicas do ZP que te postei em cima, penso teres reunidos todos os ingredientes para um fds inesquecível! Very Happy

obelix_xxi
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Sex Jan 29, 2010 10:16 am

Num FDS????
Bom, estava a pensar em estar nos Picos 4 a 5 dias...

Obrigado
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  obelix_xxi Sex Jan 29, 2010 10:23 am

Tirando a caminhada pelas gargantas, e se fores num fim de semana "época baixa", consegues ver isso tudo. Mas por exemplo da primeira vez que fui ao teleférico, perdemos uma tarde à espera... mas olha que valeu a pena! Wink

obelix_xxi
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 23
Data de inscrição : 25/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  Off-Road Rider Sex Jan 29, 2010 10:30 am

Viva Miguel,

Em 2008 estive nos picos com um pessoal durante 5 dias em Julho (para mim, uma das melhores alturas do ano) e tenho a rota do que estava previsto fazer e a rota que fizemos na realidade no formato Garmin, GPX e KMZ (Google Earth). Tenho também um documento Excel com estimativa de custos em hoteis (a preços da altura) e Kms que iriamos fazer segundo aquilo que iriamos visitar. Se quiseres envia-me o teu e-mail por PM que envio-te isto tudo.

Podes também ver a crónica deste passeio e se calhar tirar algumas ideias nesta crónica que fiz posteriormente num dos fóruns amigos:

E lá fomos nós para os Picos da Europa...

Abraço,


Última edição por Off-Road Rider em Qui Fev 04, 2010 8:42 am, editado 1 vez(es)
Off-Road Rider
Off-Road Rider
Administrador
Administrador

Localização : Milharado
Mensagens : 1161
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 53

http://www.maxitrailsportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Sex Jan 29, 2010 10:47 am

Obrigado ricardo!
Se puderes envia para kidhornetarroubagmailpontocom, ok?
Abraço
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  Off-Road Rider Sex Jan 29, 2010 11:06 am

Já foram via e-mail.

Qualquer dúvida estás à vontade ok ? Wink

Abraço,
Off-Road Rider
Off-Road Rider
Administrador
Administrador

Localização : Milharado
Mensagens : 1161
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 53

http://www.maxitrailsportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Sex Jan 29, 2010 11:21 am

Ok Ricardo!
Obrigado Laughing
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  Jonas21 Qui Fev 04, 2010 8:30 am

Já estás a bulir? Tu não perdes tempo!

Ate breve
Jonas21
Jonas21
Júnior
Júnior

Localização : Mem Martins - Sintra
Mensagens : 116
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 47

http://viagensdojonas21.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Qui Fev 04, 2010 8:33 am

Jonas21 escreveu:Já estás a bulir? Tu não perdes tempo!

Ate breve

Grande João!!!!
Já ando a investigar as coisas!!!
Fazes-me companhia a mim e à Paula????
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  Jonas21 Qui Fev 04, 2010 11:10 am

Sabes que me daria ou dará um enorme prazer mas sabes que neste momento o futuro.......

Já reparaste hoje tenho net lol! lol! lol! lol!

Ate breve
Jonas21
Jonas21
Júnior
Júnior

Localização : Mem Martins - Sintra
Mensagens : 116
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 47

http://viagensdojonas21.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  kidhornet Qui Fev 04, 2010 11:31 am

Ja reparei Laughing e ainda bem!!!!

O futuro é incerto mas vou esperar até à ultima hora Laughing
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Picos da Europa Empty Re: Picos da Europa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos