Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

+5
AlexSantos
kidhornet
Paulao
João KR
Off-Road Rider
9 participantes

 :: Geral :: Geral

Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Off-Road Rider Dom Jun 13, 2010 4:09 pm

Viva Pessoal,

Ao ler uns tópicos aqui de alguns amigos nossos, resolvi criar este tópico para saber a vossas opinião: devemos usar, ou não o ABS em fora de estrada. Vantagens, desvantagens, digam-nos o que a vossa experiência vos ensinou.

Abraços,
Off-Road Rider
Off-Road Rider
Administrador
Administrador

Localização : Milharado
Mensagens : 1161
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 53

http://www.maxitrailsportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  João KR Dom Jun 13, 2010 9:15 pm

Já disse o que tinha a dizer acerca deste assunto.

Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador AQUI. geek
João KR
João KR
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 36
Data de inscrição : 07/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Off-Road Rider Dom Jun 13, 2010 9:25 pm

João KR escreveu:Já disse o que tinha a dizer acerca deste assunto.

Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador geek

João,

Aqui todos são tratados da mesma forma independentemente da zona do País, moto ou seja lá qual forem os critérios que inventam por vezes noutros fóruns. Também não existem moderadores, todo o trabalho é feito por mim apenas, aprendi na vida que se quero algo bem feito, tenho de ser eu a fazê-lo.

De facto nem me lembrei de responder na sua apresentação, não foi por mal, simplesmente passou-me ao lado, mas vai ser dada a resposta como dou em todos os novos membros.

Cumprimentos,
Off-Road Rider
Off-Road Rider
Administrador
Administrador

Localização : Milharado
Mensagens : 1161
Data de inscrição : 26/05/2009
Idade : 53

http://www.maxitrailsportugal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Paulao Dom Jun 13, 2010 9:34 pm

OFF TOPIC

João KR escreveu:Não sou do Norte mas seria de bem receber as boas vindas de um moderador AQUI. geek

João,

Tem calma que aqui não há diferenças, o nosso "CHEFE" é que tem andado com muito trabalho e por certo que lhe passou as tradicionais boas-vindas.

Aí da região de Lisboa há já alguns membros.
Paulao
Paulao
Júnior
Júnior

Localização : Maia
Mensagens : 192
Data de inscrição : 01/07/2009
Idade : 56

http://doisw.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  kidhornet Seg Jun 14, 2010 10:48 am

Vou dar a minha opinião Cool

ABS - sistema anti-bloqueio

Ora, este sistema evita que a roda fique bloqueada porque "agarra" ao alcatrão (não sei se é assim que se deve de dizer) e o que acontece é que quando se anda fora de estrada apanha-se todo o tipo de terreno que têm tudo menos aderência... e o facto de a roda bloquear nestes pisos ajuda a mota a parar... ora se o ABS evita o bloqueio da roda, significa que o poder de travagem diminiu...

Quem anda em percursos mais técnicos é capaz de não notar tanto a presença do ABS (ou não Rolling Eyes ) do que quem anda em trilhos mais rápidos...

Eu não sou fâ do ABS... se a minha próxima mota tiver, desligo-o permanentemente.

Opinião pessoal Cool
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  AlexSantos Seg Jun 14, 2010 12:43 pm

O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.

A distância de travagem: em piso seco e com bom alcatrão, a distância de travagem com ABS tende a aumentar, porque não se consegue fazer aquele efeito de "colocar o pneu quadrado"... mas as vantagens em mau piso, piso molhado ou com pouco aderência são muito maiores que essa pequena desvantagem.

Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????
AlexSantos
AlexSantos
Iniciado
Iniciado

Localização : Maia
Mensagens : 44
Data de inscrição : 08/04/2010
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  kidhornet Seg Jun 14, 2010 1:46 pm

[quote="AlexSantos"]O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
quote]

Agora disseste tudo!

AlexSantos escreveu:O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.

Muito bem explicado Very Happy

AlexSantos escreveu:
Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????

É uma operação que requer muita prática e experiência para o utilizador comum...
Existe cursos de condução que te podem ajudar neste aspecto...
kidhornet
kidhornet
Sénior
Sénior

Localização : Oeiras
Mensagens : 435
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Nuno Oliveira Seg Jun 14, 2010 10:07 pm

AlexSantos escreveu:O ABS evita o bloqueio da roda aquando da travagem. A sua utilização é primordial em pisos de má aderência, tal como piso molhado ou gelo.
O que o ABS faz é monitorizar a velocidade do veículo, a velocidade da roda e a pressão que exercemos no pedal do travão. Se o computador verificar que estamos a carregar no pedal a fundo, que a roda parou de rodar (bloqueou) e que o carro ainda anda, então ele alivia a pressão de óleo dos travões de forma à roda voltar a rodar, voltando a travar de forma automática (lembrem-se que continuamos com o pé no fundo...) e repetindo este procedimento até o carro parar ou tirarmos o pé do travão.
No curso de condução que fiz, uma das provas era travar a fundo numa zona cheia de água. Sem ABS o carro ia sempre em frente porque as rodas estavam bloqueadas e a direcção não obedece. Com ABS consegue-se além de travar, usar a direcção e desviarmo-nos dos obstáculos.

A distância de travagem: em piso seco e com bom alcatrão, a distância de travagem com ABS tende a aumentar, porque não se consegue fazer aquele efeito de "colocar o pneu quadrado"... mas as vantagens em mau piso, piso molhado ou com pouco aderência são muito maiores que essa pequena desvantagem.

Um piloto profissional tem a experiência, a técnica e o sangue-frio para fazer o anti-bloqueio sem o auxílio da informática... Quando "sente" o bloqueio, alivia o pé e vai travando assim aos soluços. A pergunta que se faz agora é: quantos de nós conseguem-no????

Nem mais!! Twisted Evil Twisted Evil

Por estes motivos eu sou um fã incondicional do ABS em condições normais de utilização, no entanto já verifiquei que em situação minimamente controlada e em pisos de fraca aderencia consegue-se efectuar distancias de travagem inferiores sem ABS!!!... e por um motivo simples... consegue-se fazer até 20cm (há quem faça mais, mas eu não arrisquei pale pale ) com a roda da frente bloqueada a travar e sem cair!!... o que acrescido à roda traseira bloqueada diminui o espaço de travagem nos referidos pisos de fraca aderencia. Twisted Evil

Assim a minha conclusão é simples, (refiro que é a minha conclusão) é ABS sem dúvida, mas.... para certas "brincadeiras" sem ABS é muito melhor!! Twisted Evil Twisted Evil e para todos os casos quem manda nas "motrizadas" somos nós! What a Face
Abraços cheers
Nuno Oliveira
Nuno Oliveira
Júnior
Júnior

Localização : Maia
Mensagens : 166
Data de inscrição : 31/01/2010
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  zorza Sex Jun 18, 2010 10:00 am

Nem vale a pena discutir muito este assunto, pois a resposta é bastante óbvia...

Na estrada, ABS ON.

Fora da estrada, ABS OFF. Sempre e não é difícil compreender. Fora de estrada, a aderencia é sempre má. MEsmo num estradão de terra, a aderência é fraca. Muitas vezes para travarmos a moto para abrandar ou parar, é preciso que a roda de trás, derrape 1 ou 2cm.. às vezes nem damos por ela, mas é preciso que a roda se firme no chão. Como ABS ligado, esta ligação perde-se e trona-se impossível de fazer a moto parar e muitas vezes até abrandar....
Para verem como tenho razão, vejam o seguinte vídeo, e imaginem a força que o homem vai a fazer na manete e no pedal a tentar travar...





Uma sorte não se ter matado...

Zorza

zorza
Iniciado
Iniciado

Mensagens : 85
Data de inscrição : 29/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  cou Sex Jun 18, 2010 11:37 am

Boas Cool

Cá vai a minha opinião eu acho que o ABS não faz falta nas motas Trail.
Em offroad o ABS só complica prova disso se fosse muito bom os profissionais usavam também.
Neste momento tenho mais colegas que caíram de mota por ter ABS dos que não tem. lol!
cou
cou
Iniciado
Iniciado

Localização : Barcelos
Mensagens : 15
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  PDC Sex Jun 18, 2010 3:16 pm

Eu só experimentei com ABS on, em terra, na nova Transalp e disse maravilhas daquilo! Podia apertar os travões exageradamente, diria mesmo feito louco Twisted Evil em terra, com gravilha à mistura, que a mota parava e parava bem, e no último metro as rodas bloqueavam!

Penso que seria um ABS "afinado" para este tipo de utilização, mas que realmente bloqueava no fim lá isso era, fazendo aquela "rampa" de terra em frente aos pneus tão necessária para parar em terra.

Agora.. já tive sustos no carro, por exemplo em alcatrão completamente vidrado já passei um cruzamento onde tinha stop sem conseguir parar com o ABS sempre a disparar... se fosse S / ABS tinha guinchado mas tinha parado... por acaso tive sorte. What a Face
PDC
PDC
Júnior
Júnior

Mensagens : 232
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Nuno Oliveira Sex Jun 18, 2010 10:05 pm

cou escreveu:...
Neste momento tenho mais colegas que caíram de mota por ter ABS dos que não tem. lol!
... não deveriam ter a experiencia de condução dos outros!!! Razz Razz Razz Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
Nuno Oliveira
Nuno Oliveira
Júnior
Júnior

Localização : Maia
Mensagens : 166
Data de inscrição : 31/01/2010
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Usar ou não o ABS em fora de estrada ? Empty Re: Usar ou não o ABS em fora de estrada ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: Geral :: Geral

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos