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Lubrificação corrente de transmissão

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Mensagem  Calius Qua Jun 09, 2010 12:21 am

Tenho ouvido ao longo dos tempos as mais variadas teorias acerca de periodicidade da lubrificação da corrente de transmissão.
Já ouvi a cada 250Km, a cada 500Km, a cada 1000Km... e recentemente ouvi a cada 3000Km, o que me pareceu excessivo.

Eu tenho Scotoiler, portanto esta questão não me afecta particularmente, mas conheço quem não use este sistema e ainda não se conseguiu chegar a um consenso que garanta a longevidade do kit de transmissão e sem que haja desperdícios ou excessos.

Desta forma, gostava de saber mais opiniões acerca deste assunto:
Com que periodicidade o costumam fazer?
O intervalo de lubrificação varia conforme a época do ano?
Que óleo usam e porquê?

Abraços e obrigado Wink
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Mensagem  Off-Road Rider Qua Jun 09, 2010 1:21 am

Bem, este tema é daqueles em que a frase "cada cabeça, cada sentença" é bem aplicado pois cada um tem a sua teoria.

No meu caso, antes de ter instalado o scottoiler na V-Strom, lubrificava a corrente a cada 500Kms, é o que aconselham os fabricantes de correntes de transmissão para motos.
Na Transalp, lubrifico sempre após uma saída fora de estrada, pois como lavo sempre a moto quando venho, de seguida lubrifico a corrente.

Fica aqui (em inglês) uma parte de um texto, relativo à manutenção das correntes de transmissão da AFAM:

"All motorcycle drive chains require maintenance! Although all our ‘O’ ring and ‘X’ ring chains are sealed with internal lubrication when manufactured, like all chains, they still require external lubrication on a regular basis. Be sure to lubricate with AFAM LUB approximately every 300 miles, or more often if conditions require. All chains used in dirty applications require cleaning and lubrication even more regularly.

Beware - lack of maintenance can lead to premature wear and even failure."


Abraços,
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Mensagem  kidhornet Qua Jun 09, 2010 7:27 am

Eu acho que não sou exemplo nenhum mas aqui vai!

Quando comprei a minha Varadero com 26000km, levou um kit de transmissão novo... sempre oleado entre 350 a 500km, no caso de apanhar chuva era todos os dias (isto quando andava de mota todos os dias... depois deixei-me disso) mas continuava a seguir estes critérios.
Em Setembro do ano passado adquiri um sistema manual chamado de Loobman (parecido com o scootoiler mas manual) uso oleo de motor 10w40 com uma agravante chamada terra, lama, areia e muita água Twisted Evil mas sempre com o kit lubrificado Cool
Com isto, a mota já tem 63400km e o kit ainda lá está Cool

Espero "não" ajudado e ter causado ainda mais confusão Laughing
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Mensagem  krizz Qua Jun 09, 2010 8:40 am

Bem, eu na Strom não tinha Scotoiller e lubrificava quando me lembrava, entre os 500 e os 1000 kms.
Cheguei a usar um spray da Galp, um da Castrol e um marca branca do Continente Very Happy

Agora, na CBF como coloquei o Scotoliller só me preocupo em ver se o depósito tem óleo Wink
(e uso ainda o que vinha quando o comprei)
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Mensagem  gsousa Qua Jun 09, 2010 8:51 am

Boas Amigos!!!

Antes de ter o Scottoiler, utilizava spray de 500 em 500 km, utilizei uma lata de uma marca que agora não me lembro agora do nome, era muito eficiente no inicio, mas depois com os km começou a ficar uma pasta que só com petroleo é que conseguir tirar tudo e nunca mais quis, a partir utilizei só Castrol Chain Wax até meter o Scottoiler, que agora não quero outra coisa Surprised
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Mensagem  PDC Qua Jun 09, 2010 2:35 pm

krizz escreveu:Bem, eu na Strom não tinha Scotoiller e lubrificava quando me lembrava, entre os 500 e os 1000 kms.
Cheguei a usar um spray da Galp, um da Castrol e um marca branca do Continente Very Happy

Agora, na CBF como coloquei o Scotoliller só me preocupo em ver se o depósito tem óleo Wink
(e uso ainda o que vinha quando o comprei)

6000 kms com o mesmo depósito é sinal que tens o débito de óleo muito fechado. Wink Eu uso no 3 ou 4 e dá para quase 3000....
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Mensagem  Off-Road Rider Qua Jun 09, 2010 4:29 pm

PDC escreveu:
krizz escreveu:Bem, eu na Strom não tinha Scotoiller e lubrificava quando me lembrava, entre os 500 e os 1000 kms.
Cheguei a usar um spray da Galp, um da Castrol e um marca branca do Continente Very Happy

Agora, na CBF como coloquei o Scotoliller só me preocupo em ver se o depósito tem óleo Wink
(e uso ainda o que vinha quando o comprei)

6000 kms com o mesmo depósito é sinal que tens o débito de óleo muito fechado. Wink Eu uso no 3 ou 4 e dá para quase 3000....

Não percebeste... usa ainda a mesma embalagem de óleo que veio com o scottoiler... quanto a este, já foi recarregado. Ainda por cima a krizz usa um óleo de viscosidade superior que o tradicional (usa o óleo vermelho), logo gasta menos, ideal para o verão, quando as temperaturas são elevadas.
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Mensagem  Calius Qua Jun 09, 2010 5:30 pm

Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões Smile

Quanto à embalagem do scotoiler da Krizz, é de se esperar que dure muito mais Very Happy
Eu coloquei o meu scotoiler há 24000Km atrás e ainda estou a usar óleo da embalagem original.
Está quase no fim, mas acho que ainda dá para mais um carregamento Wink

E sim, confirma-se o que o PDC diz. Na posição 3 ou 4, dura para sensivelmente 3000Km.

Abraços
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Mensagem  João KR Qua Jun 09, 2010 9:05 pm

Eu tive uma F650GS que lhe tinha colocado o Scotoiler, com duas saidas, mas para ser sincero não gostei muito.
É óbvio que não me chateava com o ter que lubrificar a corrente, mas aquilo "cagava-me" a jante toda e inclusivé chegava residuos ao disco, fazendo barulho quando travava.
Não sei se foi mal colocado, provavelmente sim e por quem sabia, dai a má experiência e não optar por colocar na 800.
Penso que é importante a correcta colocação deste sistema, caso contrário trará esta situação-

Não tendo colocado o scotoiler na 800, lubrifico tb quando me lembro com o Castrol, mas sempre entre os 500 e os 1000kms, dependendo da situação e condições.
Substitui-a por precaução e por saber os maus tratos que levou, quando tinha 30.000kms.


Última edição por João KR em Qui Jun 10, 2010 12:04 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem  P Tomé Qua Jun 09, 2010 11:46 pm

Ponho o spray entre os 500km e os 1000km, altura essa que a mota é lavada.

o Spray é o da Motul.
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Mensagem  PDC Qui Jun 10, 2010 2:29 pm

Calius escreveu:Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões Smile

Quanto à embalagem do scotoiler da Krizz, é de se esperar que dure muito mais Very Happy
Eu coloquei o meu scotoiler há 24000Km atrás e ainda estou a usar óleo da embalagem original.
Está quase no fim, mas acho que ainda dá para mais um carregamento Wink

E sim, confirma-se o que o PDC diz. Na posição 3 ou 4, dura para sensivelmente 3000Km.

Abraços

A minha é a segunda garrafa e vai a meio... o meu SO já veio da Pegaso, deva andar a chegar aos 40 ou 50 mil kms...

João KR escreveu:Eu tive uma F650GS que lhe tinha colocado o Scotoiler, com duas saidas, mas para ser sincero não gostei muito.
É óbvio que não me chateava com o ter que lubrificar a corrente, mas aquilo "cagava-me" a jante toda e inclusivé chegava residuos ao disco, fazendo barulho quando travava.
Não sei se foi mal colocado, provavelmente sim e por quem sabia, dai a má experiência e não optar por colocar na 800.
Penso que é importante a correcta colocação deste sistema, caso contrário trará esta situação-

Não tendo colocado o scotoiler na 800, lubrifico tb quando me lembro com o Castrol, mas sempre entre os 500 e os 1000kms, dependendo da situação e condições.
Substitui-a por precaução e por saber os maus tratos que levou, quando tinha 30.000kms.


...sem estes problemas do João. Wink

Off-Road Rider escreveu:
PDC escreveu:
krizz escreveu:Bem, eu na Strom não tinha Scotoiller e lubrificava quando me lembrava, entre os 500 e os 1000 kms.
Cheguei a usar um spray da Galp, um da Castrol e um marca branca do Continente Very Happy

Agora, na CBF como coloquei o Scotoliller só me preocupo em ver se o depósito tem óleo Wink
(e uso ainda o que vinha quando o comprei)

6000 kms com o mesmo depósito é sinal que tens o débito de óleo muito fechado. Wink Eu uso no 3 ou 4 e dá para quase 3000....

Não percebeste... usa ainda a mesma embalagem de óleo que veio com o scottoiler... quanto a este, já foi recarregado. Ainda por cima a krizz usa um óleo de viscosidade superior que o tradicional (usa o óleo vermelho), logo gasta menos, ideal para o verão, quando as temperaturas são elevadas.

Ah, ok! Pois caso já precisasse de outra garrafa estaria a gastar demasiado óleo! What a Face

Quanto à lubrificação de corrente para quem não tem estes fantásticos dispositivos o meu conselho é, se me permitirem... esqueçam os quilómetros. Lubrifiquem quando a corrente estiver seca, e olhem para ela sempre que usarem a mota, ou para referência, quando meterem gasolina. Tanto podem andar 500 kms e ela ainda estar besuntada como andarem 100 e precisarem de a lubrificar novamente.
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Mensagem  cou Seg Jun 14, 2010 1:27 pm

Boas Cool

Eu já testei vários e cheguei a conclusão que o óleo e o melhor a corrente fica mais silenciosa.
Estou a usar vavolina de camião 140 é grosso e viscoso e mesmo a 160km não suja a roda.
Quando chego a casa com as correntes quentes deito uma gota na parte de cima da cremalheira e deixo assim durante a noite, deito geralmente uma gota por dia ou dois dias e durante dois anos ainda só gastei 0.5l.
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Mensagem  kidhornet Seg Jun 14, 2010 1:49 pm

cou escreveu:Boas Cool

Eu já testei vários e cheguei a conclusão que o óleo e o melhor a corrente fica mais silenciosa.
Estou a usar vavolina de camião 140 é grosso e viscoso e mesmo a 160km não suja a roda.
Quando chego a casa com as correntes quentes deito uma gota na parte de cima da cremalheira e deixo assim durante a noite, deito geralmente uma gota por dia ou dois dias e durante dois anos ainda só gastei 0.5l.

Não conhecia este metodo... e onde se pode arranjar essa valvolina?
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Mensagem  cou Ter Jun 15, 2010 10:30 am

Boas Cool

Eu arranjei aqui num revendedor de peças auto, mas podes tentar numa oficina de camiões, pois pelo que sei só existe embalagens de 20L, pedes para te vender só 1L.
Deixo as fotos onde se pode ver a roda sem óleo a ultima vez que lavei a mota foi no passeio pelas serras de Viana que fiz aki com a mauta

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Mensagem  kidhornet Ter Jun 15, 2010 10:36 am

Podes mostrar como aplicas na corrente e depois como fica o estado dela?

Tu dizes numa oficina de camiões??? Shocked
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