Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas

+5
P Tomé
transouto
psm
LuisMiguel
twin
9 participantes

Ir para baixo

O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Empty O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas

Mensagem  twin Qua Set 16, 2009 7:55 pm

O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas.

Percorrer Portugal em duas rodas era um sonho de já algum tempo, e o sonho tornou-se realidade nesta primeira semana de Setembro.
O objectivo era simples, subir o máximo possível junto à costa e regressar pelo interior, mas principalmente rever o Gerês. Em rapazote, inúmeras vezes percorri (a pé) os vários trilhos verdes do parque nacional da Peneda do Gerês. Era tradição reservar a última semana de Julho para acampar no campo da Cerdeira com um grupo de amigos da minha zona. Facto que ocorreu pela última vez há mais de vinte anos.
Os preparativos foram os habituais para este tipo de evento, o nervosismo habitual e apenas duas preocupações, o facto de ser o baptismo de fogo para a minha companheira num percurso tão longo e também a primeira grande tirada no meu novo brinquedo (a respectiva XRV750).
Com partida de Lagos, a primeira paragem foi logo uma agradável surpresa, Ameal (Ramalhal) perto de Torres Vedras onde num restaurante junto à estrada fomos extremamente bem acolhidos, a simpatia reinava quer da jovem empregada, quer do Sr. Duarte, um Madeirense que escolheu aquele canto para assentar. (Restaurante Azenha da Ponte)
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto01v
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto02h
A primeira noite foi passada na Nazaré, zona que escusa apresentações bem como o Restaurante Taberna d`Adélia onde o serviço já deixou um pouco a desejar.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto03d
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto04e
Rumo ao norte, foi altura de perder o ferry da Barra na Gafanha da Nazaré. Digo isto porque por dez minutos perdi o barco para S. Jacinto o que me obrigou a prolongar um pouco o meu passeio e a chegar atrasado ao almoço em S. Jacinto com o pessoal do ATCP. Mas valeu a pena S. Jacinto vale a pena visitar e conhecer ilustres proprietários de AT´S é sempre um privilégio. Pena ter sido uma visita de Medico (como já referi) mas por certo irão surgir outras oportunidades.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto05zq
Rumo a Caldelas e ao verde e tranquilo Minho.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto06p
No terceiro dia pela manhã realizei o principal objectivo, rever o Gerês. Entrada em Espanha pelo Lindoso para depois reentrar pela Portela do Homem e atravessar o parque da Peneda do Gerês. Para quem não conhece recomendo seriamente este percurso, embora tivesse de pagar 1.50€. É um passeio único onde a frescura do verde até estonteia. Já a Vila do Gerês deixou-me decepcionado, a batalha do turismo aniquilou a pacata aldeia que eu conhecera e nem mesmo o velho Hotel o Parque sobreviveu.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto08c
Depois mais uns kms entre Braga Barcelos e outros destinos.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto09
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto10i
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto11jx
Descendo para Sul foi altura de acompanhar o Douro até à terra de Pinhão. O Douro no seu esplendor vai nos surpreendendo a cada curva.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto12u
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto13kh
Mais a Sul, depois de uma má dormida em Viseu, atravessamos a Serra da Estrela e não me lembro de ter feito tanta curva como nesse dia, mas para quem gosta é um verdadeiro espectáculo, eu adorei.
Dormida em Castelo de Vide onde o tempo pregou uma partida, as nuvens negras vindas da montanha trouxeram um verdadeiro temporal. Em segundos, cadeiras, mesas e chapéus-de-sol dançaram pelos ares acompanhados por rios de água e trovoada que nem permitiu ver Portugal a Jogar.
Como por milagre pela manhã tudo acalmara, a única prova do mau tempo era a desarrumação das folhas e ramos espalhados por todo o sítio. Com o tempo aberto rumo a mais uma zona histórica, Monsaraz.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto14c
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto15ct
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto16w
Depois do verdejante Norte agora as vastas planícies do Alentejo. Não posso passar sem recomendar a Casa de Saramago, turismo rural ao seu verdadeiro estilo, propriedade de um familiar de uma pessoa amiga, fomos acolhidos como família, seria suspeito fazer mais elogios ao sítio mas visitem a casa antes de optarem por outra solução.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto17m
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto18j
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto19e
Depois o Alqueva que transfigurou o Alentejo, uma pequena passagem por Moura terra onde viveram os meus avós e rumo ao Algarve e a casa.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Foto20d
Com uma temperatura sempre acima dos 30º, carregada com dois penduras e bagagem a AT portou-se como sempre uma verdadeira rainha. É por isso que não troco e já vou na 2ª. Agora com 14.000 kms está a sair da puberdade.
O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Mapaer
PS: talvez troque o banco
Abraço
twin
twin
Iniciado
Iniciado

Ir para o topo Ir para baixo

O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Empty Re: O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas

Mensagem  LuisMiguel Qua Set 16, 2009 8:05 pm

Parabéns pelo passeio.. de certeza que passaste bem perto da minha casa no caminho Castelo Branco-Castelo de Vide..
Um abraço e continuação de muitos e bons KM's....
LuisMiguel
LuisMiguel
Iniciado
Iniciado

O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas Empty Re: O nosso pais à beira mar plantado é uma caixinha de surpresas

Mensagem  psm Qua Set 16, 2009 9:03 pm

Viajar por este país que tem tantas coisas belas é sempre um enorme prazer. Parabéns, a crónica está porreira.
psm
psm
Júnior
Júnior

Mensagem  twin Qua Set 16, 2009 9:36 pm

LuisMiguel escreveu:Parabéns pelo passeio.. de certeza que passaste bem perto da minha casa no caminho Castelo Branco-Castelo de Vide..

Tavas em casa no ultimo dia em Portugal jogou????
Belo temporal… eu estava em castelo de vide, cheguei ao hotel minutos antes de começar a chuvada
Shocked
twin
twin
Iniciado
Iniciado

Mensagem  transouto Qua Set 16, 2009 10:49 pm

Simplesmente espectacular, quem sabe um dia eu também não o possa fazer...Parabéns...

V
transouto
transouto
Iniciado
Iniciado

Mensagem  P Tomé Qui Set 17, 2009 12:10 am

qualquer volta pelo nosso país vale cada quilómetro percorrido, aqui está mais um a dar-me razão Very Happy
P Tomé
P Tomé
Júnior
Júnior

Mensagem  krizz Qui Set 17, 2009 7:37 am

Bela viagem!!

Realmente o nosso país tem uma grande diversidade de paisagens e é muito agradável de precorrer.
krizz
krizz
Júnior
Júnior

Mensagem  LuisMiguel Qui Set 17, 2009 9:48 am

twin escreveu:
LuisMiguel escreveu:Parabéns pelo passeio.. de certeza que passaste bem perto da minha casa no caminho Castelo Branco-Castelo de Vide..

Tavas em casa no ultimo dia em Portugal jogou????
Belo temporal… eu estava em castelo de vide, cheguei ao hotel minutos antes de começar a chuvada
Shocked

Sim estava em casa. e por aqui perto de Castelo Branco nao choveu nada Smile
LuisMiguel
LuisMiguel
Iniciado
Iniciado

Mensagem  zorza Qui Set 17, 2009 10:01 am

Bons dias..

Cada vez que leio estas crónicas, convenço-me de 2 coisas:

1) a Africa Twin é uma grande moto fosgasse....

mas mais importante é o este 2º ponto:

2) Muitas vezes, não sabemos o que fazer nas férias.. Muitas vezes, sem ideias, sem muito dinheiro, acabamos por nos resignar a ficar por casa...

Mas, muitas vezes, não vemos a sorte que temos. Sorte com o tempo, que acaba por ser bastante ameno.. Sorte com o país, carregado de história, sempre à espera de ser visitado.. Não existe cidade ou vila que não tenha uma casa museu, um ponto de interesse de algo que se passou algures na história. Tantos pontos para visitar e aprender mais alguma coisa...
Temos aqui ao nosso alcance, precisamente na ponta dos nossos dedos, e ao alcance de quem meter 5 litros de gasolina coisas fantásticas, que nos fazem perceber melhor este país, as nossas origens e porque somos como somos. Muitas vezes, aprendermos até sobre a nossa própria família, a nossa própria evolução..

Aproveitem estas nossa sorte e sejam felizes. Gozem o estar uma tarde a passear de moto, mas gozem também uma soneca numa sombra por cima de uma relva quando o rabo já está dorido de andar tanto de moto...

Por isso, uma bom relato de uma viagem aqui em portugal, entusiasma-me tanto como uma ida a outro país.. Tem é que ser um bom relato... Smile

Zorza

zorza
Iniciado
Iniciado

Mensagem  Sérgio Castro Sáb Set 19, 2009 12:05 pm

Parabéns pela viagem.

Partilho da tua opinião em relação ao Gerês e, apesar de lá ter ido á relativamente pouco tempo estive lá este fds e posso dizer que nesta altura do ano Gerês nunca mais. Aquilo parecia uma selva.
Sérgio Castro
Sérgio Castro
Iniciado
Iniciado

Mensagem  Off-Road Rider Sáb Set 19, 2009 10:19 pm

Viva,

É destes passeios que gosto de ler crónicas, pelo nosso belo Portugal Smile. Eu já rolei de moto e de carro praticamente por todos os cantos do país e ainda hoje continuo fascinado com as estradas, vilas, paisagens, pessoas e costumes que encontro por aí, é simplesmente magnífico.

Obrigado por partilhares Smile. Fotos e crónicas excelentes Wink.

Grande Abraço,
Off-Road Rider
Off-Road Rider
Administrador
Administrador

http://www.maxitrailsportugal.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo