Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinquentinha saudosista!

4 participantes

 :: Oficina :: Bricolage

Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Cinquentinha saudosista!

Mensagem  tvaranda Qui Dez 10, 2009 5:57 pm

Olá a todo(a)s!
Enquanto não encho o mealheiro para comprar a f800gs, para me entreter, vou-me dedicar a "reanimar" a minha cinquentinha de '96. Aqui está ela:
Cinquentinha saudosista! 2005%5C05%5C17%5Cbikepics-355735-800
(bem, não é exactamente a minha, mas é uma igualzinha)

Como não percebo puto de mecânica, gostava de saber se alguém aqui me pode dar umas dicas sobre o que fazer. A coisa está praticamente parada desde há uns dez anos, só peguei nela por nostalgia umas duas ou três vezes neste tempo todo. Da última vez no Natal de 2007 estive para aí uns 20 minutos para a conseguir pôr a trabalhar... Fiquei admirado foi por ter conseguido! Mas quando dava um pouco mais de gás ela "engasgava-se" um bocado, como se estivesse encharcada.

Tenho ideia de que o ideal seria limpar o carburador e, talvez, o cilindro, mas nunca o fiz nem faço ideia de como o fazer. Por isso, antes de fazer asneiras, gostava de saber opiniões.

Claro que o mais fácil seria levá-la ao mecânico, mas confesso que me dava algum gozo entreter-me a fazer eu mesmo!
Alguém me pode ajudar?

tvaranda
Iniciado
Iniciado

Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  psm Qui Dez 10, 2009 7:44 pm

Eu bem gostava de ajudar-te mas de mecânica não percebo nada Very Happy
Põe lá a moto a trabalhar que assim ainda dás gosto ao punho...
psm
psm
Júnior
Júnior

Localização : Matosinhos
Mensagens : 342
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  Calius Sex Dez 11, 2009 3:48 am

Acho que antes de entrares em aventuras mais profundas, podes fazer três coisas muito simples:

1- Mudar-lhe a vela (essa coisa já não deve fazer faísca, deve fazer "faisquinha" Laughing)
2- Calculo que o motor já não seja de mistura e, nesse caso, seria urgente mudar-lhe o óleo, que já deve estar mais para o "água"!
3- Dar-lhe um ajuste no relanti, às vezes ajuda.

Se depois disto ela não ficar direita... aí sim, é caso para intervenções mais profundas.
Calius
Calius
Júnior
Júnior

Localização : Leça do Balio / Porto
Mensagens : 298
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  tvaranda Sex Dez 11, 2009 12:47 pm

Obrigado, Calius.
Da última vez, há dois anos, fiz tudo isso, mas mesmo assim andei uns 50 Kms com ela e quando dava mais gás, "engasgava-se" e ás vezes até ia abaixo. Achei que tinha o ralenti muito alto e estava a encharcar a vela, e então diminui-o. Depois de o diminuir continuava a engasgar-se e em ponto morto ou com a embraiagem a fundo ía abaixo.
Por isso é que achei que talvez estivesse com lixo no carburador. O que é facto é que durante estes 2 anos não peguei mais nela, por isso, vou ter de trocar outra vez óleo e vela, mas acho que não vai chegar...

tvaranda
Iniciado
Iniciado

Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  Calius Sex Dez 11, 2009 12:59 pm

Boas,

Nesse caso pode ser uma de duas coisas (ou as duas Laughing)

Uma delas podes testar facilmente. O alternador (gerador) de corrente.
Abre a caixa de contactos do cabo eléctrico que conduz ao cachimbo da vela e, com a mota a trabalhar, verifica se a corrente é estável, com um voltímetro.

Por outro lado, pode ser o gigler do carburador entupido. Uma vez que a mota está tanto tempo parada e há tantos anos, o mais provável é já haver muito lixo no depósito, o que provoca frequentemente essas situações.

Espero ter ajudado e boa sorte nessa tua obra Very Happy
É sempre bom ver uma cinquentinha voltar do reino dos mortos Laughing Laughing Laughing

Abraços!
Calius
Calius
Júnior
Júnior

Localização : Leça do Balio / Porto
Mensagens : 298
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  Zé Mi Sex Dez 11, 2009 4:23 pm

Se queres a minha opinião, entrega a mota a um mecânico Rolling Eyes

Aqui vai a morada de um amigo meu que tem uma oficina especializada em motas de TT/enduro/motocross e afins, e diz que vais da minha parte:

Ricardo
Rua da Azenha, nº 304, no Porto (ao cruzamento do Amial)
Telf. 220 179 470

Abraço.
Zé Mi
Zé Mi
Júnior
Júnior

Localização : Porto
Mensagens : 126
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  tvaranda Dom Dez 13, 2009 6:29 pm

Calius escreveu:Abre a caixa de contactos do cabo eléctrico que conduz ao cachimbo da vela e, com a mota a trabalhar, verifica se a corrente é estável, com um voltímetro.
Que valores é que devo ler? Ou seja, que escala devo colocar no voltímetro, para não estoirar com o fusível?

Calius escreveu:Por outro lado, pode ser o gigler do carburador entupido. Uma vez que a mota está tanto tempo parada e há tantos anos, o mais provável é já haver muito lixo no depósito, o que provoca frequentemente essas situações.
Nesse caso, lá terei de desmontar o carburador. Os giglers são aqueles furinhos dentro do carburador, não é? Que precauções devo ter para não o desafinar?

Zé Mi escreveu:Se queres a minha opinião, entrega a mota a um mecânico Rolling Eyes
Obrigado pela ajuda. Eu sei que o mais correcto seria levá-la ao mecânico, mas deixo essa opção para um último recurso. A ideia era divertir-me um bocado for à terra na altura do Natal. Agradeço o contacto do teu mecânico, mas a mota está a uns 120Km daqui, e não vai dar para a trazer cá No

tvaranda
Iniciado
Iniciado

Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  Zé Mi Seg Dez 14, 2009 11:44 am

tvaranda escreveu:Obrigado pela ajuda. Eu sei que o mais correcto seria levá-la ao mecânico, mas deixo essa opção para um último recurso. A ideia era divertir-me um bocado for à terra na altura do Natal.

Espero que te divirtas, mas acima de tudo deixa-me dizer-te o seguinte:
tenho conhecimento de motos que por terem sido "mexidas" por quem percebe pouco (ao até nada) ficaram com mazelas irreparáveis ou então foi preciso gastar o triplo para as pôr minimamente em ordem... mais, se te sobrarem peças (tipo simples anilhas ou algo que até te possa parecer irrelevante) é mau sinal, e mais tarde vais pagar a factura Evil or Very Mad

Abraço,

Zé Mi
Zé Mi
Zé Mi
Júnior
Júnior

Localização : Porto
Mensagens : 126
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  tvaranda Ter Jan 12, 2010 4:28 pm

Olá a todos(as)!
Acabei por meter mãos à obra, e que gozo me deu! Aqui vai uma foto do meu carburador desmontado e em fase de limpezas.
Cinquentinha saudosista! Carburador
Estava tudo entupidinho!!! Laughing Admira-me é aquilo mesmo assim ainda ter funcionado, eh eh.
Quando tiver algum tempo meto aqui fotos e relato do que foi feito, se é que alguém está interessado... Embarassed

Cumprimentos!

tvaranda
Iniciado
Iniciado

Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cinquentinha saudosista! Empty Re: Cinquentinha saudosista!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Oficina :: Bricolage

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos