Cinquentinha saudosista!
4 participantes
Cinquentinha saudosista!
Olá a todo(a)s!
Enquanto não encho o mealheiro para comprar a f800gs, para me entreter, vou-me dedicar a "reanimar" a minha cinquentinha de '96. Aqui está ela:
(bem, não é exactamente a minha, mas é uma igualzinha)
Como não percebo puto de mecânica, gostava de saber se alguém aqui me pode dar umas dicas sobre o que fazer. A coisa está praticamente parada desde há uns dez anos, só peguei nela por nostalgia umas duas ou três vezes neste tempo todo. Da última vez no Natal de 2007 estive para aí uns 20 minutos para a conseguir pôr a trabalhar... Fiquei admirado foi por ter conseguido! Mas quando dava um pouco mais de gás ela "engasgava-se" um bocado, como se estivesse encharcada.
Tenho ideia de que o ideal seria limpar o carburador e, talvez, o cilindro, mas nunca o fiz nem faço ideia de como o fazer. Por isso, antes de fazer asneiras, gostava de saber opiniões.
Claro que o mais fácil seria levá-la ao mecânico, mas confesso que me dava algum gozo entreter-me a fazer eu mesmo!
Alguém me pode ajudar?
Enquanto não encho o mealheiro para comprar a f800gs, para me entreter, vou-me dedicar a "reanimar" a minha cinquentinha de '96. Aqui está ela:
(bem, não é exactamente a minha, mas é uma igualzinha)
Como não percebo puto de mecânica, gostava de saber se alguém aqui me pode dar umas dicas sobre o que fazer. A coisa está praticamente parada desde há uns dez anos, só peguei nela por nostalgia umas duas ou três vezes neste tempo todo. Da última vez no Natal de 2007 estive para aí uns 20 minutos para a conseguir pôr a trabalhar... Fiquei admirado foi por ter conseguido! Mas quando dava um pouco mais de gás ela "engasgava-se" um bocado, como se estivesse encharcada.
Tenho ideia de que o ideal seria limpar o carburador e, talvez, o cilindro, mas nunca o fiz nem faço ideia de como o fazer. Por isso, antes de fazer asneiras, gostava de saber opiniões.
Claro que o mais fácil seria levá-la ao mecânico, mas confesso que me dava algum gozo entreter-me a fazer eu mesmo!
Alguém me pode ajudar?
tvaranda- Iniciado
- Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009
Re: Cinquentinha saudosista!
Eu bem gostava de ajudar-te mas de mecânica não percebo nada
Põe lá a moto a trabalhar que assim ainda dás gosto ao punho...
Põe lá a moto a trabalhar que assim ainda dás gosto ao punho...
psm- Júnior
- Localização : Matosinhos
Mensagens : 342
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 47
Re: Cinquentinha saudosista!
Acho que antes de entrares em aventuras mais profundas, podes fazer três coisas muito simples:
1- Mudar-lhe a vela (essa coisa já não deve fazer faísca, deve fazer "faisquinha" )
2- Calculo que o motor já não seja de mistura e, nesse caso, seria urgente mudar-lhe o óleo, que já deve estar mais para o "água"!
3- Dar-lhe um ajuste no relanti, às vezes ajuda.
Se depois disto ela não ficar direita... aí sim, é caso para intervenções mais profundas.
1- Mudar-lhe a vela (essa coisa já não deve fazer faísca, deve fazer "faisquinha" )
2- Calculo que o motor já não seja de mistura e, nesse caso, seria urgente mudar-lhe o óleo, que já deve estar mais para o "água"!
3- Dar-lhe um ajuste no relanti, às vezes ajuda.
Se depois disto ela não ficar direita... aí sim, é caso para intervenções mais profundas.
Calius- Júnior
- Localização : Leça do Balio / Porto
Mensagens : 298
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 48
Re: Cinquentinha saudosista!
Obrigado, Calius.
Da última vez, há dois anos, fiz tudo isso, mas mesmo assim andei uns 50 Kms com ela e quando dava mais gás, "engasgava-se" e ás vezes até ia abaixo. Achei que tinha o ralenti muito alto e estava a encharcar a vela, e então diminui-o. Depois de o diminuir continuava a engasgar-se e em ponto morto ou com a embraiagem a fundo ía abaixo.
Por isso é que achei que talvez estivesse com lixo no carburador. O que é facto é que durante estes 2 anos não peguei mais nela, por isso, vou ter de trocar outra vez óleo e vela, mas acho que não vai chegar...
Da última vez, há dois anos, fiz tudo isso, mas mesmo assim andei uns 50 Kms com ela e quando dava mais gás, "engasgava-se" e ás vezes até ia abaixo. Achei que tinha o ralenti muito alto e estava a encharcar a vela, e então diminui-o. Depois de o diminuir continuava a engasgar-se e em ponto morto ou com a embraiagem a fundo ía abaixo.
Por isso é que achei que talvez estivesse com lixo no carburador. O que é facto é que durante estes 2 anos não peguei mais nela, por isso, vou ter de trocar outra vez óleo e vela, mas acho que não vai chegar...
tvaranda- Iniciado
- Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009
Re: Cinquentinha saudosista!
Boas,
Nesse caso pode ser uma de duas coisas (ou as duas )
Uma delas podes testar facilmente. O alternador (gerador) de corrente.
Abre a caixa de contactos do cabo eléctrico que conduz ao cachimbo da vela e, com a mota a trabalhar, verifica se a corrente é estável, com um voltímetro.
Por outro lado, pode ser o gigler do carburador entupido. Uma vez que a mota está tanto tempo parada e há tantos anos, o mais provável é já haver muito lixo no depósito, o que provoca frequentemente essas situações.
Espero ter ajudado e boa sorte nessa tua obra
É sempre bom ver uma cinquentinha voltar do reino dos mortos
Abraços!
Nesse caso pode ser uma de duas coisas (ou as duas )
Uma delas podes testar facilmente. O alternador (gerador) de corrente.
Abre a caixa de contactos do cabo eléctrico que conduz ao cachimbo da vela e, com a mota a trabalhar, verifica se a corrente é estável, com um voltímetro.
Por outro lado, pode ser o gigler do carburador entupido. Uma vez que a mota está tanto tempo parada e há tantos anos, o mais provável é já haver muito lixo no depósito, o que provoca frequentemente essas situações.
Espero ter ajudado e boa sorte nessa tua obra
É sempre bom ver uma cinquentinha voltar do reino dos mortos
Abraços!
Calius- Júnior
- Localização : Leça do Balio / Porto
Mensagens : 298
Data de inscrição : 28/05/2009
Idade : 48
Re: Cinquentinha saudosista!
Se queres a minha opinião, entrega a mota a um mecânico
Aqui vai a morada de um amigo meu que tem uma oficina especializada em motas de TT/enduro/motocross e afins, e diz que vais da minha parte:
Ricardo
Rua da Azenha, nº 304, no Porto (ao cruzamento do Amial)
Telf. 220 179 470
Abraço.
Aqui vai a morada de um amigo meu que tem uma oficina especializada em motas de TT/enduro/motocross e afins, e diz que vais da minha parte:
Ricardo
Rua da Azenha, nº 304, no Porto (ao cruzamento do Amial)
Telf. 220 179 470
Abraço.
Zé Mi- Júnior
- Localização : Porto
Mensagens : 126
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 50
Re: Cinquentinha saudosista!
Que valores é que devo ler? Ou seja, que escala devo colocar no voltímetro, para não estoirar com o fusível?Calius escreveu:Abre a caixa de contactos do cabo eléctrico que conduz ao cachimbo da vela e, com a mota a trabalhar, verifica se a corrente é estável, com um voltímetro.
Nesse caso, lá terei de desmontar o carburador. Os giglers são aqueles furinhos dentro do carburador, não é? Que precauções devo ter para não o desafinar?Calius escreveu:Por outro lado, pode ser o gigler do carburador entupido. Uma vez que a mota está tanto tempo parada e há tantos anos, o mais provável é já haver muito lixo no depósito, o que provoca frequentemente essas situações.
Obrigado pela ajuda. Eu sei que o mais correcto seria levá-la ao mecânico, mas deixo essa opção para um último recurso. A ideia era divertir-me um bocado for à terra na altura do Natal. Agradeço o contacto do teu mecânico, mas a mota está a uns 120Km daqui, e não vai dar para a trazer cáZé Mi escreveu:Se queres a minha opinião, entrega a mota a um mecânico
tvaranda- Iniciado
- Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009
Re: Cinquentinha saudosista!
tvaranda escreveu:Obrigado pela ajuda. Eu sei que o mais correcto seria levá-la ao mecânico, mas deixo essa opção para um último recurso. A ideia era divertir-me um bocado for à terra na altura do Natal.
Espero que te divirtas, mas acima de tudo deixa-me dizer-te o seguinte:
tenho conhecimento de motos que por terem sido "mexidas" por quem percebe pouco (ao até nada) ficaram com mazelas irreparáveis ou então foi preciso gastar o triplo para as pôr minimamente em ordem... mais, se te sobrarem peças (tipo simples anilhas ou algo que até te possa parecer irrelevante) é mau sinal, e mais tarde vais pagar a factura
Abraço,
Zé Mi
Zé Mi- Júnior
- Localização : Porto
Mensagens : 126
Data de inscrição : 27/06/2009
Idade : 50
Re: Cinquentinha saudosista!
Olá a todos(as)!
Acabei por meter mãos à obra, e que gozo me deu! Aqui vai uma foto do meu carburador desmontado e em fase de limpezas.
Estava tudo entupidinho!!! Admira-me é aquilo mesmo assim ainda ter funcionado, eh eh.
Quando tiver algum tempo meto aqui fotos e relato do que foi feito, se é que alguém está interessado...
Cumprimentos!
Acabei por meter mãos à obra, e que gozo me deu! Aqui vai uma foto do meu carburador desmontado e em fase de limpezas.
Estava tudo entupidinho!!! Admira-me é aquilo mesmo assim ainda ter funcionado, eh eh.
Quando tiver algum tempo meto aqui fotos e relato do que foi feito, se é que alguém está interessado...
Cumprimentos!
tvaranda- Iniciado
- Localização : Matosinhos
Mensagens : 26
Data de inscrição : 31/10/2009
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|