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Ajuda para escolher mota

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Mensagem  tvaranda Dom Nov 01, 2009 4:00 pm

Olá!
Tenho planos para comprar uma Trail nos primeiros meses de 2010, mas estou indeciso em relação aos seguintes modelos:

Honda XL700V Transalp
BMW F800GS
BMW F650GS
Yamaha XT660 Teneré
Aprilia Pegaso 650 Trail


Tendo em vista que tenho um orçamento de 10.000 € para tudo (mota, equipamento, legalização, documentos, etc.), gostava que me ajudassem na escolha e, já agora, se souberem, se vai haver novos modelos em 2010 aos quais eu devesse estar atento, ou se deveria por na lista outras motas.

A utilização que conto fazer é de 60% estrada e 40% terra, gostava de uma mota que fosse adequada para a meter na terra sem medo de a estragar, mesmo que para isso tenha de comprar ou trocar algumas peças de origem (pneus, etc.)

À partida estou mais inclinado para a Transalp, mas também gosto muito das BMW. Não gosto nada da óptica e viseira da Teneré (embora me pareça que é uma excelente mota), e gosto da estética da Pegaso, mas não sei se em termos de mecânica será uma boa escolha.

Obrigado desde já!

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Mensagem  Bento Dom Nov 01, 2009 6:52 pm

De todas as tuas escolhas só não escolhia precisamente a Transalp.
mas se decidires ir para ela, compra sem ABS pois a versão com ABS não dá para desligar e em terra vai ser um problema enorme.

Quanto ás outras tuas hipóteses, ia definitivamente para a 800 da BMW. É LINDA e acho que vai de encontro ao que pretendes. Não sei é se o orçamento chega.
A Tenere também me parece que vai de encontro aos teus objectivos, mas penso que é fraca de motor.

Só uma pergunta, nunca consideraste a Strom 650?
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Mensagem  tvaranda Dom Nov 01, 2009 7:06 pm

Obrigado pela resposta.
Em relação à V-Strom, sempre me pareceu mais de estrada do que trail e, consultando a "motociclismo", e passo a citar:

"A Suzuki V-Strom 650 é a mais estradista das trail que ainda guardam um pouco das capacidades todo-o-terreno, mas a verdade é que são muitas as limitações deste modelo numa utilização fora de estrada. Tanto as suspensões, de curso curto, como as jantes, de 19” na frente, acabam por ditar um comportamento que não a torna muito apta para ambientes onde o asfalto não seja o piso de eleição. Aceita facilmente uns estradões de piso pouco irregular e pouco mais." (ver aqui)

A BMW 800 é, de facto, a que me conquistou mais rápido, mas tendo em conta o preço, deixo-a em segundo plano. A Transalp seria a minha primeira escolha pela marca, tradição, assistência, e porque me parece um bocado "pau para toda a obra". Porque é que não a escolherias?

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Mensagem  psm Dom Nov 01, 2009 8:01 pm

Boas.
Aqui vai a minha opinião.
Questionaste o Bento, porque não a transalp, porque tem jante 19 e para offroad o ideal é a jante 21, mas de resto é uma boa moto. Quanto ao ABS, podes sempre retirar o fusivel quando fores para fora de estrada, pelo menos é o que fazem os que têm a ktm 950adventure, a 990 já dá para desligar num botão.
Em comportamento off-road as melhores são a teneré e a gs800. A gs800 é melhor em tudo mas o preço é bem mais elevado. A teneré precisa de mais potência para rolar em estrada e menos vibrações mas sendo um monocilindrico não há milagres. Quem tem diz que uns escapes mudam em alguma coisa o comportamento do moto. Tenta fazer um test drive para tirares as tuas próprias conclusões.
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Mensagem  Off-Road Rider Dom Nov 01, 2009 8:17 pm

Viva,

A minha dúvida na tua questão são os 40% de terra... mas que tipo ? estradões apenas e umas incursões soft ou algo mais hardcore com subidas e descidas íngremes, calhau muito solto, etç... ?

É que na estrada, umas pior, outras melhor, rolam elas todas minimamente bem, na terra é que as diferenças se acentuam... da tua lista e por ordem decrescente de preferência escolhia:

1º) BMW F800GS
2º) Yamaha XT660 Teneré
3º) Honda XL700V Transalp
5º) Aprilia Pegaso 650 Trail
5º) BMW F650GS

Espero ter ajudado Wink.

Abraços,
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Mensagem  tvaranda Dom Nov 01, 2009 9:36 pm

Off-Road Rider, Em relação aos 40% de terra, "estradões e incursões soft" é mais ou menos aquilo que vi neste post ? Se é isto, por mim está óptimo. Não estava a pensar em coisas mais elaboradas... As 19'' da Transalp são um problema neste tipo de terreno?

psm, A Teneré já me faz "comichões" por causa da dianteira, mas se é assim desconfortável na estrada e o motor deixa a desejar, então acho que a elimino de vez...

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Mensagem  Off-Road Rider Dom Nov 01, 2009 10:48 pm

tvaranda escreveu:Off-Road Rider, Em relação aos 40% de terra, "estradões e incursões soft" é mais ou menos aquilo que vi neste post ? Se é isto, por mim está óptimo. Não estava a pensar em coisas mais elaboradas... As 19'' da Transalp são um problema neste tipo de terreno?

psm, A Teneré já me faz "comichões" por causa da dianteira, mas se é assim desconfortável na estrada e o motor deixa a desejar, então acho que a elimino de vez...

Bom, para o que viste nas fotos, não é preciso nenhuma GS800 mas conheço bem aqueles dois e já rolei com eles no monte, com o psm várias vezes até, e as fotos não dizem nem 5% do que eles fazem no monte com as motos Wink. Fora esse aparte e por aquilo que me apercebo, para ti a transalp estaria no meio termo, boa para estrada e para umas incursões à maneira (os tais "40%"), pena a frente da moto ser tão.... como hei-de dizer... "linda" Shocked. As 19" na transalp a meu ver não são problema mas as 21" da GS800 obviamente que em terra, ajudam muito mais Wink.

Um conselho, deves de facto ter em conta o que te dizem, especialemente quem conheçe bem estas motos, mas a meu ver devias experimentá-las, se possível claro, antes de decidires, são motos um pouco diferentes umas das outras, apesar de todas serem trails e ao que custam, bem que merecem um test-ride antes de decidires Wink.

Abraço,
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Mensagem  Bento Seg Nov 02, 2009 9:38 am

tvaranda escreveu:A BMW 800 é, de facto, a que me conquistou mais rápido, mas tendo em conta o preço, deixo-a em segundo plano. A Transalp seria a minha primeira escolha pela marca, tradição, assistência, e porque me parece um bocado "pau para toda a obra". Porque é que não a escolherias?

Boas, eu explico então Razz
A nova Transalp continua como a anterior com um motor que parece a pilhas e penso que mesmo em estrada não deve ser superior ao da Tenere.
As capacidades Off road dela, na minha opinião, não são em nada superiores aos da Strom que descartaste a meu ver com as justificações correctas.
Agora amigo, o que te posso dizer é que se é esse o uso que queres mesmo dar à mota, compra a 800GS nem que tenhas de esperar mais um bocado e juntar mais 1000€ se necessário, porque como tu dizes já a adoras e se não a comprares agora depois ficas a martelar a cabeça sobre isso e acabas por trocar a outra e gastas ainda mais dinheiro.

Atenção que eu já fiz TT "pesadito" de areias soltas, pedras, etc... com uma Varadero das primeiras e adorei, acho que todas elas fazem o que tu queres e bem, mesmo a Strom, mas nenhuma delas o faz como a 800GS. Além disso a 800GS é a única quase desprovida de plásticos o que faz com que o orçamento no caso te um tombo, nem que seja apenas deixar cair a mota para o lado, se torne provavelmente mais baixo.

Enfim, isto de motas é muito de paixão, por isso te digo que se é da 800GS que gostas, investe nela, senão vais ficar sempre a pensar nisso.
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Mensagem  Brites Seg Nov 02, 2009 11:28 am

Para a utilização que pretendes dar acho que a BMW F800GS é a mais apropriada.
Caso consigas investir numa seria sem dúvida a melhor escolha porque dentro do que pretendes acho que é a moto com o melhor compromisso entre on e off road.
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Mensagem  Paulao Ter Nov 03, 2009 6:56 am

Ora então cá vai a minha opinião embora ela possa parecer controversa, mas é a minha opinião e isto de opiniões é mesmo assim.

Bento escreveu:
… compra sem ABS pois a versão com ABS não dá para desligar e em terra vai ser um problema enorme.

Nada de mais errado. Não sei porquê mas existe uma aversão à utilização do ABS (já nos jipes é a mesma coisa). Será por não usado na competição?
Eu pergunto, quantos dos utilizadores sabem fazer derrapagens controladas? Quantos sabem travar no limite?
Olha, eu não sei.

Eu, podendo, não abdico do ABS, pelo que salvo melhor opinião sugiro que deves fazer do ABS um factor de distinção positivo no momento da compra.

Vejamos pois;

O primeiro factor e em minha opinião o mais fundamental a considerares no momento da escolha deverá ser a altura da mota, pois caso não chegues convenientemente com os pés ao chão irá ser um obstáculo na sua utilização (já vi muito boa gente a ter de vender motas novas por esse motivo).

As tuas opções:
tvaranda escreveu:
Honda XL700V Transalp
BMW F800GS
BMW F650GS
Yamaha XT660 Teneré
Aprilia Pegaso 650 Trail


"Esmiucemos" então...

tvaranda escreveu:
Yamaha XT660 Teneré
Aprilia Pegaso 650 Trail

Por serem mono-cilindricas excluo-as logo á partida pois tornam-se algo desconfortáveis em viagens pela vibração.


tvaranda escreveu:
BMW F800GS
BMW F650GS (bi-cilindrica)

Apesar de estarem baptizadas com "numeros" diferentes mecanicamente são praticamente iguais sendo as principais diferenças na estetica e na utilização que se pretende. Têm o mesmo motor (embora com potencia diferente devido á arvore de cames utilizada), sendo a principal factor de diferenciação a utilização que se pretenda dar.


tvaranda escreveu:
Honda XL700V Transalp
O que conheço do modelo actual não me permite dar opinião apesar de Transalp’s ter tido três e não ter nada a apontar ao modelo, aliás, a Transalp foi sempre a referencia do neste segmento tendo somente sido destronada pela V-Strom.


tvaranda escreveu:
Honda XL700V Transalp
BMW F800GS

Pessoalmente sugiro a BMW F 800 GS pois além de ser aquela pela qual tu aparentas ter um “fraquinho especial” é uma mota que tem todos os argumentos para ser comprada e se de momento não tens disponibilidade financeira para a comprares segue a sugestão do PSM e espera um pouco mais para fazeres a compra.


E agora vou dar a minha 2ª opinião controversa.

Tendo em atenção que já não utilizas mota há algum tempo porque não ponderas a aquisição de uma mota usada e barata para fazeres uns quilómetros e veres efectivamente qual o uso que lhe pretendes dar? São múltiplas as opções que tens até por exemplo 2.000,00€ e que depois podes dar sempre a troca sem grande desvalorização.


A minha 3ª opinião controversa é:
Com o dinheiro que vais gastar na compra da F 800 GS podes comprar duas motas, ou seja, compras uma barata para as aventuras no off road (por exemplo uma Dominator, Aprilia Pegaso, Honda Transalp) e que quando estiveres no monte não vais estar preocupado que podes estragar com uma queda isto ou aquilo e para os passeios de estrada compras por exemplo uma V-Strom 650 e que também te permite fazer algumas incursões no off road. Bem, não te esqueças que também irás ter que pagar dois seguros.

Boa sorte!
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Mensagem  Bento Ter Nov 03, 2009 9:16 am

Paulao escreveu:A minha 3ª opinião controversa é:
Com o dinheiro que vais gastar na compra da F 800 GS podes comprar duas motas, ou seja, compras uma barata para as aventuras no off road (por exemplo uma Dominator, Aprilia Pegaso, Honda Transalp) e que quando estiveres no monte não vais estar preocupado que podes estragar com uma queda isto ou aquilo e para os passeios de estrada compras por exemplo uma V-Strom 650 e que também te permite fazer algumas incursões no off road. Bem, não te esqueças que também irás ter que pagar dois seguros.

Boa sorte!

Boas Paulao. Esta tua opinião é a também a minha mas apenas pensando pela razão e não pelo coração. Aliás é a solução que eu mais ou menos tenho, pois tenho a Strom e a KTM.
O problema desta solução é que nisto das motas o coração costuma falar mais alto e se não se seguir o coração vai-se ficar sempre a pensar nisso.
Mas sem duvida que é uma excelente opção pois o seguro também não é caro e o selo no caso da 2ª mota ser mais fraca de cilindrada ou anterior a 1997, também é barato.

Paulao, quanto ao ABS eu não discordo em nada contigo. O ABS para mim também é uma mais valia, o problema é usa-lo no mato se não o puderes desligar, mas também como o Ricardo já disse, nada como desligar-lhe o fusível e siga para Bingo. O problema da Transalp continua, para mim, a ser o motor. Aquilo parece a pilhas e olha que apesar de não ser um mota consensual em relação à estética por causa principalmente da óptica, é uma mota de me agrada bastante nesse quesito.
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Mensagem  tvaranda Ter Nov 03, 2009 10:11 am

Antes de mais, obrigado pelas excelentes ajudas que me estão a dar!
Paulao, De facto, as tuas sugestões são pertinentes, mas, em relação à 2ª mota, tendo em vista que não tenho muito tempo livre, não me parece uma boa opção pessoalmente, porque não vou dedicar aos "bichos" o tempo que eles merecem (embora me agradasse ter uma v-strom e uma cabrita de monte!)
Em relação a comprar uma usada barata primeiro, é talvez a opção mais sensata, mas conhecendo-me eu como conheço, acho que ia ser um desperdício de dinheiro, porque não ia demorar muito a trocá-la por uma destas e ia ser no fundo o adiar de um "problema".
Resta-me então escolher uma "tudo em um".
Em relação à altura da mota, tenho 1,80m. Acho que, em princípio, não vou ter problemas. Pelo menos, até agora, em todas as que me sentei, chego bem com os pés ao chão.

Ontem estive na Yamaha 5 min. a "botar o olho" numa Teneré e, de facto, aquela dianteira é mais engraçada ao vivo do que nas fotos, o resto da mota tem um design bem moderno. Vou ter mesmo que dar uma volta numa, a ver o que acontece Wink Será que é assim tão má em viagens?
A Transalp já pus um pouco de lado, tendo em vista a roda dianteira (pensava que ainda era de 21).
Em relação à f650GS, tem o mesmo problema, não é? Senão para mim, já estava escolhida!
Agora a 800.... sunny O problema são os 11.000,00€!

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Mensagem  Paulao Ter Nov 03, 2009 10:52 am

Pela leitura da tua mensagem vejo que só já restam duas opções:
• BMW F800GS
• Yamaha XT660 Teneré

Penso que neste momento o principal entrave será mesmo o preço da BMW, mas e segundo o site da Motociclismo o preço base da BMW é de 9.950,00€ e o da Tenere é de 7.660,00€, mas repara, estamos a comparar realidades diferentes.
Começa logo pelo motor sendo um bi-cilindrico e o outro mono. Depois tens que ver quais os opcionais que ambas as motas trazem e o preço delas na versão base, contudo a diferença de preço logo á partida é de quase 2.000,00€.

A minha sugestão e até porque não terás problemas em chegar ao chão continua a ser a BMW F800GS e mais vale esperar um pouco mais e comprares a mota que realmente te satisfará melhor. Tens que considerar outra coisa, ou seja, qual a que desvalorizará menos no momento de a pretenderes vender e nesse aspecto muito provavelmente o investimento inicial ficará diluído nesse momento pois por certo que a Teneré desvalorizará sempre muito mais que a BMW.

Se fores fazer uma utilização estilo 80% estrada e 20% off road se calhar seria melhor continuares a considerar a F 650 GS como opção (relembro-te que têm o mesmo motor) e por uma série de factores o custo de manutenção da 650 é mais baixo que o da irmã 800.

Em relação ao facto de poderes fazer um drive test ele nunca será elucidativo pois será sempre por breves minutos que terás a mota ao dispor. Por exemplo a “critica” que faço aos motores mono não vais conseguir aperceber-te nesse teste.

Mas a escolha final será sempre tua. lol!
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Mensagem  tvaranda Ter Nov 03, 2009 11:03 am

bem, postas as coisas dessa forma, realmente, a diferença de preço é capaz de não compensar...
Tenho que ir à Motorrad ver as 2. Mas tenho de levar a minha mulher comigo, senão perco a cabeça! rabbit

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Mensagem  transouto Ter Nov 03, 2009 1:10 pm

A Transalp já pus um pouco de lado, tendo em vista a roda dianteira (pensava que ainda era de 21).

...pena, pois eu sou um adepto defensor da Transalp e por mim era mesmo essa e mais nehuma.... Very Happy
Devo sobretudo e muito rapidamente dizer-te, deves escolher sobretudo aquela que mais gostas e mais se encaixa contigo, pois apesar dos pequenos defeitos que esse modelo possa ter, vais sempre achar uma máquina se realmente curtires a mota.... Very Happy Experimenta-as todas e toma a melhor decisão...Boa Sorte

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Mensagem  Off-Road Rider Ter Nov 03, 2009 3:37 pm

transouto escreveu:...pena, pois eu sou um adepto defensor da Transalp e por mim era mesmo essa e mais nehuma.... Very Happy

Porque será Wink ?

Grande Abraço,
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Mensagem  whizzkidd Ter Nov 03, 2009 6:49 pm

O meu conselho é ires sem dúvida para a F800GS, a 650 esquece completamente. Para off-road é a menos indicada...
Apenas incluo a Transalp, mas mesmo assim essa tem limitações.
Por isso aconselho-te a esticares um bocadinho o orçamento, sim porque o catálogo da Touratech é terrível para a carteira Laughing, e vai para a 800GS que vais ficar completamente satisfeito...
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Mensagem  Paulao Ter Nov 03, 2009 7:52 pm

whizzkidd escreveu:... sim porque o catálogo da Touratech é terrível para a carteira Laughing, e vai para a 800GS que vais ficar completamente satisfeito...

Gastar dinheiro em acessorios da Touratech, para quê?

Mais vale pegar nesse dinheiro e aplica-lo em gasolina, digo eu...

O que vale é que o Rui Baltazar não anda por este fórum.
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Mensagem  whizzkidd Qua Nov 04, 2009 1:24 pm

Para quê? Quase todo o meu material da Touratech já se pagou a ele próprio... Mas isso também tem haver com a tremenda falta de jeito do condutor... Laughing Laughing
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Mensagem  tvaranda Seg Nov 09, 2009 5:17 pm

Já agora, para me espicaçar ainda mais o apetite, que acessórios recomendam para começar?
A Touratech é no sul, certo?

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Mensagem  whizzkidd Seg Nov 09, 2009 7:16 pm

www.touretech.portugal.com
www.touratech.com (para fazeres o download do catálogo)
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Mensagem  Paulao Seg Nov 09, 2009 10:21 pm

tvaranda escreveu:Já agora, para me espicaçar ainda mais o apetite, que acessórios recomendam para começar?
A Touratech é no sul, certo?
~

Ainda não escolheste a mota e estás já a pensar no menos importante, ou seja, os acessorios?

Quanto menos coisas tiver melhor, acredita no que te digo.

Eu quando vejo uma mota cheio de acessorios faz-me lembrar os velhos que têm Ferraris e vão passea-los para a Av. Brasil. affraid
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Mensagem  Paulao Seg Nov 09, 2009 10:22 pm

tvaranda escreveu:Já agora, para me espicaçar ainda mais o apetite, que acessórios recomendam para começar?
A Touratech é no sul, certo?

Bem, eu tenho um acessório da Touretch na minha LT que é uma mota de estrada.
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Mensagem  tvaranda Ter Nov 10, 2009 11:17 am

Paulao escreveu:Ainda não escolheste a mota e estás já a pensar no menos importante, ou seja, os acessorios?

Quanto menos coisas tiver melhor, acredita no que te digo.

Eu quando vejo uma mota cheio de acessorios faz-me lembrar os velhos que têm Ferraris e vão passea-los para a Av. Brasil. affraid

Nada disso... É só curiosidade e gosto em aprender com quem sabe mais do que eu...
Não tenciono gastar dinheiro em acessórios tão cedo, acredita! Com o dinheirão que vou gastar no bicho, fico por uns tempos a arder! cherry
Em relação a ir passear para a Av. Brasil de Ferrari, não é que me importasse, mas estou mais a pensar em ir para o monte...

Agora a sério, pegar numa mota tão cara e metê-la no monte.... Devem-se retirar algumas peças? (Já tenho visto quem tenha retirado o vidro e outras coisas) Ou deve-se comprar barras de protecção e outras coisas? Era mais isto que eu queria saber.

Outra coisa que queria saber era quando dinheiro acham que vou precisar para equipamento inicial (mala traseira, casco, casaco, botas, etc.)

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Mensagem  Paulao Ter Nov 10, 2009 12:02 pm

tvaranda escreveu:
Outra coisa que queria saber era quando dinheiro acham que vou precisar para equipamento inicial (mala traseira, casco, casaco, botas, etc.)

Esta é uma pergunta ainda de mais difícil resposta, repara, por exemplo podes comprar umas calças de ganga na feira da Sr.ª da Hora por 10,00€ ou então ires comprar umas de marca e gastares por exemplo 200,00€.

Vai tudo depender do teu gosto pessoal e das tuas opções estéticas. Claro está que muitos não vão concordar com o que eu escrevo, mas vai por mim, ou seja, compra de acordo com a tua carteira e com o teu gosto.

Até hoje as melhores luvas que tive para a chuva e para o frio custaram-me somente 20,00€ (em 1993) que consistiam numas luvas de malha para o frio e por cima colocava umas luvas de borracha tipo cozinha. Depois dessas tive já muitas tendo desde 1997 um modelo da BMW em gorotex, caras (mais de 100,00€) mas mesmo muito boas, mas que na pratica fazem exactamente a mesma coisa que as anteriores (excepto na parte estética).

Em relação ao retirares peças da mota para a poderes levar para o monte também não entendo o motivo de o fazerem, mas cada um sabe de si.

Não te esqueças que não estás a comprar uma mota pura de monte, mas sim uma mota que pode fazer incursões no monte o que é um pouco diferente.

Em relação á mala compra uma que seja grande e que caibam dois capacetes sem problema, mesmo que penses que não irás de necessitar de uma tão grande.
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Mensagem  transouto Ter Nov 10, 2009 4:25 pm

Yah, quanto à mala, ou Top-case, no meu caso eu tenho uma de 42 litros, e não me cabe um capacete modular e um integral tipo offroad, por isso vê bem a utilização que lhe vais dar...


V
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Mensagem  tvaranda Qui Nov 26, 2009 3:11 pm

Muito obrigado a todos pelas preciosas ajudas!
Acho que estou definitivamente decidido pela gs800. Afinal de contas, foi ela que me cativou desde logo.
Gostava era de fazer um test-ride às duas, mas não consigo encontrar aqui perto um stand que tenha um exemplarzinho para demonstração.
Alguém conhece, mesmo que tenha que fazer uns quilómetros?

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Mensagem  obelix_xxi Qui Nov 26, 2009 4:17 pm

Boas.

Por esse preço podes sempre comprar a minha GS 1200! Agora se isso não te interessar, das motas que referes, a GS é de facto a mais "interessante". O motor é muito bom e a mota no todo é muito interessante. A Téneré é outra boa mota, mas tinhas que pôr um compressor na dita para acompanhar a GS na estrada. Já na terra a coisa não é bem assim...

A outra mota interessante que descartaste é para mim uma das melhores do mercado. A Strom 650 é, a par da Deuville 700, das motas mais equilibradas que conheço.

Assim, se quiseres experimentar uma GS 1200, aparece no Cartaxo este fim de semana! Very Happy Very Happy Very Happy

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Mensagem  tvaranda Qui Nov 26, 2009 4:41 pm

Obrigado, Obelix.
Se me importava de ter uma GS1200? Não me importava nada, até pelo contrário! Twisted Evil
O problema é que a minha última mota foi uma Gilera RK 50 No quando tinha 16 anos, o que, para uma cinquentinha, não se portava nada mal no monte, mas acho que tenho que ganhar "coiro" para me meter num avião desses...
Já a 800 vou achar um motão, que faria se me montasse nisso!
Pode ser que daqui a uns anos a coisa se componha, mesmo assim, acho que não me vou fartar da 800 assim tão cedo!
Adorava experimentar a tua mota, mas... tão longe? Apita se vieres para estes lados! Pago-te uma francesinha Laughing

Quanto à Strom... Eh pá, desculpem. Não me levem a mal os que as têm, mas não tem o "espírito" que eu quero...

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Mensagem  obelix_xxi Qui Nov 26, 2009 4:58 pm

E se eu te disser que às tantas a 1200 é mais amigável que a 800, acreditavas??

Pois é a minha opinião muito honestamente! A 800 é um bom canhão e olha que em termos de motor não fica atrás da GS... São é motores diferentes. O da F é um 2 em linha, mais nervoso e com uma genica bestial... O da R é um boxer.. é mais "calmo", cheio nas médias e em minha humilde opinião mais agradável de conduzir. Eu sinceramente não gosto de motores muito nervosos. Gosto de lineariedade, binário em vez de potência pura e agressividade na condução.

Depois em termos de cíclistica, a F é uma autêntica cabra do monte. Banco rijo que nem cornos, alta, com pouca protecção. A GS sinceramente acho que tem mais protecção e parece-me menos alta que a F. Em termos de handling, talvez a F seja ligeiramente mais ágil que a GS, mas é algo mesmo muito mesmo ligeiramente... E para quem vem de uma Gilera RK 50 tenha algumas dúvidas que consigas ter percepção dessa ligeireza... pelo menos por agora! Atenção que não é um comentário depreciativo, ok? Wink

Em jeito de conclusão diria que se fosse para ir para África, era 800 de imediato. Agora, para andar com a mota no dia a dia e ao fim de semana fazer alguma terra... GS Power! Wink

Acho que se estás disposto a investir na tua futura mota, não excluas a GS assim sem mais nem menos... Pode ser que tenhas uma agradável surpresa! Smile

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Mensagem  Bento Sáb Nov 28, 2009 6:38 pm

Tenho a dizer que concordo com tudo o que o Obelix diz.

Nunca falei numa GS pois é raro encontrarem-se por esses preços, mas prefiro de longe uma 1200 usada que uma 800 nova e em que as principais diferenças são sentidas com a mota parada (peso) e na menor protecção aerodinâmica da 800, além das diferenças de motor que o Obelix falou.
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Mensagem  tvaranda Sáb Nov 28, 2009 7:50 pm

Rolling Eyes
Logo agora que já tinha decidido!
Já me têm dito o mesmo... o problema de facto também é o orçamento, que era de 10.000,00€ no início, e já será ultrapassado para a gs800. Uma 1200, só mesmo usada, e a ideia seria comprar uma mota nova.
Outro problema é o peso da mota, gostava que fosse mais ágil.
Mas estou a ficar um bocado dividido, devo confessar, porque a GS é mítica.
O que eu precisava mesmo era de andar nas duas, mas isso é complicado...
Já tentei nos 2 concessionários BMW mais perto de casa, e nenhum tem uma gs800 para experimentar.
Acho que vou mesmo ter de comprar a minha mota sem nunca a ter experimentado...
Alguma alma caridosa, por aqui? Razz (não custa tentar...)

Malta, muito obrigado pela ajuda, estou ansioso por me juntar a vocês!

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Mensagem  obelix_xxi Sáb Nov 28, 2009 8:04 pm

Eu perçebo a adrenalida de comprar uma mota nova, mas acho que estarás a fazer disparate... Bem, não é disparate pois quer optes por uma ou por outra serão sempre boas motas, distintas mas boas.

Hoje não teria dúvidas se tivesse a comprar mota. Entre a F e a R... R!

Em termos de peso, o boxer tem coisas fantástiscas e o centro de gravidade dele é uma dessas coisas. Se experimentasses a Varadero verias do que estou a falar... Motas com praticamente o mesmo peso, transmitem sensações completamente diferentes...

Vais comprar uma F e depois tens que carregar o orçamento com malas, isto, aquilo e akeloutro...

Agora a parte comercial: com a minha GS, era só meteres gasolina e começares a verdascar! Very Happy Very Happy Very Happy

Seja o comprares, importa é que te divirtas e gozes a dita até ao tutano cheers

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